terça-feira, 17 de junho de 2014

Frank Miller e Demolidor, batman, e por que não, CAPITÃO AMÉRICA?!

HEEEEY AMIGOS DO ARANHA!!!! Sim, post surpresa, e com conteúdo importante e rico u_u hihi xD

Vou falar sobre o Frank Miller, e sua trajetória  pelas personagens que ele desenhou/ co-criou e escreveu ou ajudou a escrever. Não é de hoje que o batman do Miller é o mais bacana que tem, e que seus chifrinhos foram inspirados nos chifrinhos do demolidor kkkk. E todo mundo tá curtindo o novo visual do Ben Afleck  Batman, de "Batman versus Superman" justamente por ser inspirado do batman do Miller.

Mas como eu vejo que muitos (e muitas) não sabem quem é Frank Miller, e ficaram sabendo apenas pelos comentários daquela foto, vou falar o que eu sei sobre ele nesses 4 (e poucos) anos que aprecio quadrinhos.



Frank Miller era um garoto do campo, bastante alto e encatado com Nova York. Quando não estava juntando uns trocados para pagar o aluguel, fazendo serviços de publiidade ou carpintaria, andava pelos saguões da DC e da Marvel, importunando editores ou pedindo conselho de artistas como Neal Adams, no estúdio Continuity.

"Neal foi um que me deu bastante atenção, foi muito generoso", disse Miller.

E acabou conseguindo uma vaga em demolidor, trabalhando com o roteirista Roger Mackenzie, e pôs em uso o seu interesse pelo cinema noir e por panoramas urbanos bem elaborados. Demolidor era o mais próximo que a marvel tinha de um detetive particular. Diferente de quase todos os artistas populares desde Adams, Miller preferia o expressionismo ao realismo; inspirava-se no cartunismo de Will Eisner <3 e de artistas da EC.
Suas são recheadas de viadutos, torres d' água, arranha céus de vidro e bares sórdidos, todos enfiados em retângulos finos e claustrofóbicos, que dá uma impressão horrível de angústia.

Jim Shooter, orientava Miller quanto a narrativa; eles saíam pra beber e conversar sobre o personagem e a motivação de Matt Murdock. Quando Denny O'Neil assumiu as rédeas editoriais de Demolidor, também tomou Miller como pupilo. "Foi um dos melhores alunos que eu tive" disse O'Neil. "Jogávamos vôlei nas tardes de domingo e, depois, quando todo mundo ia comer cachorro quente no Nathan's, ele vinha me perguntar dasminhas HQs. Virou quase um filho".

O'Neil contratou Miller para desenhar o anual do Surpreendente Homem-Aranha, e juntos eles montaram a trama da qual o Aranha, à procura do Doutor Octopus, onde ele o encontra em um show de punk-rock no clube CBGB. Foi uma introdução perfeita a estética de  Miller: Enquanto o resto dos heróis da Marvel ficavam nas mofadas discotecas, Miller rasgava tudo e comçava do zero, com um vocabulário reduzido e lembranças à violência, à crueza e ao medo do início dos anos 1950.

 Demolidor havia evoluído, nas palavras de O'Neil " de Homem-Aranha meia boca a meteoro". Miller começou a colaborar mais nos roteiros e quando ele e Mckenzie começaram a discordar quanto ao direcionamento da série, o editor não hesitou em deixar Miller assumir por completo. "Presumi que o destaque era mais da arte que dos roteiros", disse O'Neil. "Então fiquei com Frank".

"Todo mundo gostava da arte do Frank em domolidor", disse Jo Duffy isso até os dois primeiros meses em que ele fez roteiro.

Miller concebeu a história de uma personagem que batizou de Indigo. Era a namorada de faculdade de Matt Murdock, há muito sumida, filha de um diplomata Grego. Ela havia deixado Murdock  e os EUA  quando o pai foi assassinado, tendo perdido a inocência, ela passou por um treinamento até se tornar mercenária de alto nível. Agora estava de volta, e Matt Murdock como demolidor, tinha que deter a mulher que a amava. Indigo, era fortemente baseada numa antiga femme fatale do Spirit (<3) de Will Eisner <3 kkk, a espião internacional Sand Saref, mas a fascinação emergente de Miller com as artes marciais japonesas. Indigo empunhava um par de sai, que pareciam miniforcados (vulgo "adagas") isso deu a trama um toque inédito, visualmente marcante. Então, ele decidiu trabalhar melhor o potencial místico da história mudando o nome de Indigo para Elektra. Demolidor nº 168, foi nessa edição a estreia de Frank Miller, a partir dai, toda a indústria passou a prestar atenção no jovem de Vermont.



O estranho é que não haviam 2 roteiristas/artistas ao mesmo tempo na Marvel, apesar de que a maioria das grandes obras de editora tivesse sido produto de casos em que o artista tinha interferência na trama. Embora alguns críticos tenham sugerido que a divisão de trabalho na marvel e na DC fosse uma manobra terrível para descentralizar o controle criativo, a verdade era que a marvel estava animadíssima em ter Miller e Byrne (desenhista de x-men na época), duas estrelas do "rolê", um tentando superar o outro.



"A rivalidade era muito incentivada por Jim Shooter*, pois ele queria bons quadrinhos", disse Miller.

*Editor chefe na época (N. da A.)

Frank Miller assumiu a série do demolidor e começou a falar nas entrevistas que sua versão seria mais alegre que a de Roger Mckenzie. Quando a Elektra passou de coadjuvante recorrente, porém, ele teve que tomar outro rumo.

"A presença dela fez a série tomar uma rota mais dark" Miller diria anos depois.
"Eu tinha 20 anos. Era um garoto querendo inventar uma assassina sexy. Não tinha como não ser um negócio cruel".

Era alta a contagem de corpos e uma Nova York imunda (like taxi driver) que tinha como plano de fundo em Demolidor. Havia a trama da máfia, preciptada pelo retorno de um antigo vilão do Homen Aranha, o Rei do Crime (King Pin) pela primeira vez representado como ameaça de verdade. Miller passava horas e horas assistindo filmes de luta, experiêcia que comparou a "uma conversão". Ele enfatixou seu fascínio pela tradição ninja em gibis.



Miller tratava o advogado sócio de Matt Murdock, Foggy Nelson, como elemento cômico, e a namorada de Murdock, Heather Glenn, como party girl levemente fora dos eixos. Se havia uma centro moral ao gibi, era Ben Urich o jornalista do Clarim Diário que descobrira que Matt Murdock era o Demolidor. Urich era frágil barrigudinho usava grandes óculos quadrados que lhe davam um que de Larry King.
Mas foi Elektra que pegou os leitores de demolidor de jeito. Miller usava como modelo Lisa Lyon, fisiculturista profissonal. Elektra misturava porte atlético e sexualidade de uma maneira que não havia como a galera não curtir xD
Miller sabia da popularidade de Elektra e como seria catastrófico para seu público se algo acontecesse com ela.

"Quando falei para o Denny que ia matar Elektra", disse Miller, "ele ficou meio: 'Xi, o que será que o Jim vai dizer? Ela anda fazendo mai sucesso que o Demolidor'. Aí eu fui à sala do Jim e disse: 'tem uma história em que eu vou precisar matar a Elektra'. Ai ele enfiou as mão no rosto e disse: 'Me conte a história Frank'. Eu contei o que tinha em mete e ele disse: 'Ficou ótima, pode fazer".

E des'daí nos conhecemos o que aconteceu até hoje. Pelo menos eu acho que vcs saber xD, se não souberem, é só pedir um help pra mim nos comentários ;)


Miller foi pra DC, e foi escalado para fazer o carro chefe deles. BATMAN. Ele criou um novo visual do homem morcego que fez MUITO sucesso na época, e é um dos preferidos dos batfans até hoje :) No entanto que o visual do SupermanXbatman, o batman é inspirado na arte do Miller.



Eu poderia até citar Sin City, mas deixou isso pra um próximo post ;)

Recentemente escuto boatos de que Miller quer escrever ou desenhar capitão américa, por enquanto pra mim são só rumores, e como eu sou um pouco preguiçosa, não corri atrás pra saber se a notícia é verdadeira. Porém se for, não acho que vai combinar. A atmosfera do Miller é mais dark do que patriota, enfim, vamos deixar rolar, se isso for verdade ^^

Bom galerinha é isso, esse o primeiro post onde eu falo sobre artistas/roteiristas. Eu poderia ter começado com John Romita ou Will Eisner, mas preferi começar com o Miller, porque é um cara com perspectiva diferente dos outros e um estilo autêntico, e ta,bém faz parte da nossa "época". Os clássicos, como os citados acima, é meio que obrigatório, pelo menos quem CURTE quadrinhos, saber. Mas se me pedirem bastante, eu faço um especial de Clássicos dos quadrinhos ^^ hihi

Espero ter ajudado quem queria saber mais, e ter agregado mais à vida de colecionadores de vcs <3

Que a força seja longa e próspera!!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário